EFEITO DAS DROGAS NO CORPO


COMO AS DROGAS CIRCULAM NO CORPO
As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.

O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.

As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.

                                 EFEITOS IMEDIATOS

Opiáceos

(ex.: heroína)

POSITIVOS (O que o dependente procura): Elimina a ansiedade e depressão, promove a confiança, euforia e extremo bem-estar.

NEGATIVOS (mais freqüentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Cólicas abdominais, confusão mental, convulsões, paragem respiratória por inibição dos Centros Respiratórios e, se não houver assistência terapêutica rápida, a morte.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Anorexia, emagrecimento e desnutrição, obstipação, impotência ou frigidez sexual, esterilidade, demência, confusão e infecções várias (hepatites, Sida, endocardites quando a administração é endovenosa).

Benzodiazepinas
POSITIVOS (O que o dependente procura): Elimina a ansiedade e a tensão muscular. Promove a desinibição psicológica e o sono "para dormir e esquecer".

NEGATIVOS (mais frequentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Diminuição da coordenação motora, do equilíbrio, hipotensão, bradicárdia, paragem respiratória e morte.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Emagrecimento, ansiedade, irritabilidade e agressividade, grande labilidade emocional, depressão com risco de suicídio.

Álcool

POSITIVOS (O que o dependente procura): Igual às benzodiazepinas.

NEGATIVOS (mais frequentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Igual às benzodiazepinas.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Polineurite, impotência ou frigidez sexual, amnésia, diplopia (visão dupla), cirrose hepática, labilidade emocional, agressividade extrema e demência irreversível (devido à destruição irreversível de células cerebrais).

Inalantes

(tintas, lacas, colas, gasolina, solventes, aerossóis, etc.)

POSITIVOS (O que o dependente procura): Igual às benzodiazepinas.

NEGATIVOS (mais frequentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Embriaguez, alucinações, diplopia (visão dupla), paragem respiratória, coma e morte.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Doenças graves do fígado, rim e sangue (leucemias), e demência irreversível.

Anfetaminas / Ecstasy / Cocaína
POSITIVOS (O que o dependente procura): Estado de grande auto-confiança, euforia e energia. Aumento efémero da capacidade de concentração, memorização, rapidez de associação de ideias, maior força muscular e diminuição da fadiga, sono, fome, sede ou frio.

NEGATIVOS (mais freqüentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Secura da boca, suores, febre, hipertensão e arritmias cardíacas, irritabilidade, agressividade, tremores e convulsões, delírios paranóides.
A exaustão contínua pode provocar desidratação, problemas cardíacos, renais e morte.
A cocaína está freqüentemente associada à perfuração do septo nasal.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Emagrecimento, irritabilidade, delírios paranóides (sensação de ser perseguido por organizações secretas, etc.)
A perfuração do septo nasal é uma complicação típica do consumo inalado de cocaína.
O ecstasy está raramente associado a crises de flashback.

Canabinóides

POSITIVOS (O que o dependente procura): Elimina a ansiedade e promove sensação de bem-estar, desinibição, maior capacidade de fantasiação, visualização da realidade com mais intensidade (cores e sons mais distintos).

NEGATIVOS (mais freqüentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Secura da boca, reações de ansiedade e pânico (paradoxalmente mais comuns em fumadores experientes), agressividade e, excepcionalmente, alucinações.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Pode desencadear uma doença mental (psicose) nos raros indivíduos predispostos.
Síndrome "amotivacional" (provavelmente apenas em grandes consumidores predispostos).

Alucinogénios

(ex.: LSD)

POSITIVOS (O que o dependente procura): Forte exaltação das percepções sensoriais (cores e sons mais intensos), sinestesias (transferências das impressões de um sentido para outro: ouve-se cores e vê-se sons). Sensação de levitação, despersonalização mística em que o indivíduo se sente unido ao Universo deixando de ser uma unidade individualizada.

NEGATIVOS (mais freqüentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Má viagem ou "bad trip" em que o consumidor tem sensação intensa de pânico e delírios paranóides que podem durar até cerca de 2 dias.
Estas reacções descontrolados provocam ocasionalmente acidentes mortais.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Crises psicóticas com delírios e alucinações.
Flash-backs ou períodos efémeros nos quais o ex-consumidor volta a sentir os efeitos do consumo até um ano depois de deixar de consumir.

Tabaco

POSITIVOS (O que o dependente procura): Relaxamento psicológico, facilitador da concentração.

NEGATIVOS (mais freqüentes na sobredosagem e em fases tardias do consumo continuado): Aumento do ritmo cardíaco e hipertensão, tosse e problemas cardíacos e vasculares graves em indivíduos predispostos.

EFEITOS TARDIOS DO CONSUMO CONTÍNUO: Doenças pulmonares e cancros.
Doenças vasculares (enfarte do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, gangrena dos membros e impotência sexual).