CLASSIFICAÇÃO DAS DROGAS

As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central, produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. De acordo com a ação destas no organismo do indivíduo, um pesquisador francês, denominado Chaloult, classificou as drogas em três grandes grupos:


DROGAS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.


Algumas delas são:

nicotina
cafeína
anfetamina
cocaína
crack
merla


DROGAS DEPRESSORAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos.

Algumas delas são:


álcool
inalantes/solventes
soníferos
ansiolíticos
antidepressivos
morfina

DROGAS PERTUBADORAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL:
São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Grande parte destas substâncias é proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino.


Algumas delas são:


maconha
haxixe
ecstasy
cogumelo
LSD
medicamentos anticolinérgicos.